Economia

Apresentação

O doutorado acadêmico é voltado para aqueles que planejam seguir carreira acadêmica. Ele também serve para aqueles que buscam empregos, no governo, no mercado financeiro, ou em organismos multilaterais, onde uma formação acadêmica de ponta é desejável. O nosso aluno típico começa o doutorado acadêmico logo após concluir o seu mestrado. Porém, o grau de mestre não é necessário para ingressar no programa. Assim como para o mestrado acadêmico, formação em Economia é desejável, mas não necessária.

A FGV EESP oferece doutorado acadêmico com o objetivo de formar economistas altamente qualificados, gerar novos conhecimentos a partir de pesquisas acadêmicas e difundir esse conhecimento para a sociedade.

A duração máxima do doutorado é de 18 (dezoito) trimestres letivos.

Os cursos da Pós-Graduação Acadêmica são gratuitos para os alunos regularmente matriculados na escola.

Bolsas de Estudos

A FGV EESP oferece bolsas de estudo, próprias ou de agências de fomento (CAPES e CNPq), para alunos aceitos nos programas de mestrado e doutorado acadêmicos. A oferta de bolsas depende da disponibilidade de recursos orçamentários da escola ou da oferta de cotas de bolsa de agências de fomento. A concessão de bolsas segue processo específico para cada programa. Alunos aceitos em um dos dois programas, mas não contemplados com bolsa de estudo tem a opção de solicitar bolsa de estudo junto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

As bolsas de estudo oferecidas pela FGV EESP têm duração de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado. A manutenção das bolsas de estudo é sujeita às regras da escola e, caso isso se aplique, às regras das suas respectivas agências de fomento.

Processo Seletivo

A seleção de alunos para o doutorado acadêmico se dá por meio de processo interno da escola. Os candidatos são inicialmente avaliados de acordo com o seu currículo acadêmico, o seu histórico escolar, duas cartas de recomendação, uma carta de intenções acadêmicas, e a sua performance no GRE ou no Exame ANPEC.  Os candidatos que passam a fase inicial de avaliação são convidados para uma entrevista com professores da escola. A entrevista, que pode ser presencial ou feita por Skype, é obrigatória. A seleção final dos candidatos se baseia nos resultados das entrevistas e do processo seletivo inicial.

Alunos Avulsos

Alunos de outras instituições de ensino podem se matricular como alunos avulsos nos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos da FGV EESP mediante aprovação do coordenador da Pós-Graduação Acadêmica. Alunos avulsos pagam uma taxa por crédito cursado. À sua discrição, o coordenador da Pós-Graduação Acadêmica pode isentar alunos avulsos do pagamento de taxa. Alunos de instituições de ensino com acordo de intercâmbio acadêmico com a FGV EESP são isentos de taxa.

Pedidos de matrícula, assim como dúvidas, devem ser encaminhados à cmcd.economia@fgv.br. O período de matrícula para alunos avulsos coincide com o período de matrícula para alunos regulares dos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos. Por favor consulte o calendário acadêmico da escola para se informar sobre os períodos de matrícula em cada ano letivo.

Inscrições de 01/07 a 08/11

Open Day - Palestra de Apresentação do Curso

Encontro com o Coordenador - Acadêmico
Local: FGV EESP (Rua Itapeva, 474 - 4º andar)
Data: 09/08/2019 - 18:00 até 19:00

INSCREVA-SE!

VALORES

A FGV EESP oferece bolsas de estudo, próprias ou de agências de fomento (CAPES e CNPq), para alunos aceitos nos programas de mestrado e doutorado acadêmicos.

As bolsas de estudo oferecidas pela FGV EESP têm duração de 48 meses para o doutorado. A manutenção das bolsas de estudo é sujeita às regras da escola e, caso isso se aplique, às regras das suas respectivas agências de fomento.

CORPO DOCENTE
  • André Portela (Ph. D. em Economia – Cornell University)
  • Bernardo Guimarães (Ph. D. em Economia – Yale University )
  • Braz Camargo (Ph.D. em Economia – University of Pennsylvania)
  • Bruno Cara Giovanetti (Ph. D. em Economia – Columbia University )
  • Bruno Ferman (Ph.D. em Economia – Massachusetts Institute of Technology (MIT)
  • Cristine Campos de Xavier Pinto (Ph.D. em Economia – University of California)
  • Daniel Monte ( Ph. D. em Economia – Yale University)
  • Emanuel Ornelas (Ph.D. em Economia – University of Wisconsin – Madison)
  • Enlinson Mattos (Ph.D. em Economia – University of Illinois)
  • Fernanda Estevan (Ph.D. em Economia –Université Catholique de Louvain)
  • Fernando Chague (PH.D. em Economia – Universidade da Carolina do Norte)
  • João Paulo Pessoa (Ph.D. em Economia – London School of Economics)
  • Luis Fernando Araujo (Ph.D. em Economia – University of Pennsylvania)
  • Marcelo Fernandes (Doutorado em Finanças, Universié Libre de Bruxelles)
  • Pedro Valls Pereira (Ph. D. em Economia – London School of Economics)
  • Vladimir Kuhl Teles (Doutor em Economia – Universidade de Brasília)
  • Vladimir Ponczek (Ph.D. em Economia – Princeton University)
  • Pierluca Pannella – (Ph.D. em Economia – University of British Columbia)
  • Rodrigo R. Soares (Ph.D. em Economia – University of Chicago)
  • Victor Filipe Martins-Da-Rocha (Doutorado em Economia Matemática – Université Paris 1 Pantheón- Sorbone)
  • Tiago Cavalcanti (Ph.D. em Economia – University of Illinois)
DISCIPLINAS

LISTA de disciplinas ofertadas.