Gestão para Competitividade (7 linhas de pesquisas)

Apresentação

O Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade tem como missão transferir à sociedade os conhecimentos em gestão gerados pelos Centros de Estudo e Pesquisa da EAESP e potencializar a geração de novo conhecimento aplicado, com objetivo de aumentar a competividade das organizações.

O programa foi dividido em 7 linhas que contemplam funções e setores específicos de uma organização: Finanças e Controladoria; Gestão de Pessoas; Gestão de Supply Chain; Gestão de Saúde; Sustentabilidade; Tecnologia da Informação; Varejo. Desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros da FGV, o curso oferece metodologias de ensino inovadoras que resultam em um programa único em sua concepção e desenho.

Desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros da FGV, o curso oferece metodologias de ensino inovadoras que resultam em um programa único em sua concepção e desenho.

Por que fazer Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade na FGV EAESP?

SALAS VIRTUAIS

Realização de aulas com conceito Small Network Online Course (Snoc). Em uma sala virtual, professores aplicam metodologias participativas, como casos, leituras orientadas e discussões centradas no aprendizado.

INTERCÂMBIO

Alunos têm a oportunidade de cursar um semestre em uma das 54 escolas parceiras da FVG EAESP pelo mundo, enriquecendo o aprendizado e promovendo vivência do tema em ambiente internacional.

FLEXIBILIDADE

Fluxo de aprendizagem desenhado para maximizar o aprofundamento dos conhecimentos e a formação integral do profissional que permite a cada aluno montar sua própria trajetória.

Duração: 1 ano e 6 meses (créditos)

Frequência e horários: Finanças e Controladoria, Gestão de Pessoas, Gestão de Supply Chain, Tecnologia da Informação e Varejo: Aulas quinzenais às sextas (17h às 22h30) e sábados (8h às 17h). Sustentabilidade e Gestão da Saúde: Aulas quinzenais às sextas (14h às 16h30) e sábados (8h às 17h). Aulas semanais em formato SNOC das 20h às 21h30.

Título Concedido: Mestre em Gestão para a Competitividade

Coordenação: Professor Gilberto Sarfati

Perfil dos alunos:

  • Média de idade: 39,7 anos
  • 80% pós-graduados
Processo Seletivo

AVALIAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO

A documentação submetida na inscrição será avaliada por uma comissão designada pelo Centro de Estudos responsável pela linha de pesquisa.

ENTREVISTA

Caso aprovado na primeira etapa, o candidato será convocado para a entrevista que poderá ser realizada pessoalmente ou via skype.

MATRÍCULA

Os candidatos convocados para a matrícula deverão realizá-la conforme cronograma do processo seletivo.

Inscrições: Até 08/11/2019

Links de Inscrição

LINHAS DE PESQUISA EDITAL
Gestão de Supply Chain ACESSE AQUI o edital
Gestão de Saúde ACESSE AQUI o edital
Sustentabilidade ACESSE AQUI o edital
Tecnologia da Informação ACESSE AQUI o edital
Varejo ACESSE AQUI o edital
Finanças e Controladoria ACESSE AQUI o edital
Gestão de Pessoas ACESSE AQUI o edital
Valores

R$ 87.450,00 em 24 parcelas mensais de R$ 3.643,75. Condições especiais para ex-alunos de cursos regulares da FGV (20%). Não cumulativo.

Corpo Docente
  • Adrian Kemmer Cernev - Doutor (Ph.D.) em Administração de Empresas pela FGV EAESP
  • Alberto Luiz Albertin - Graduado em Administração de Empresas pelas Faculdades Associadas de São Paulo (Fasp) em 1981, mestre em Administração pela Universida­de de São Paulo (USP) em 1993 e doutor em Administração pela USP em 1998.
  • Álvaro Escrivão Jr. - Graduado em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em 1975, mestre em Medicina Preventiva pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB) em 1986 e doutor em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 1999.
  • Ana Maria Malik - Graduada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) em 1978, mestra em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) em 1983 e doutora em Medicina Preventiva pela USP em 1991.
  • Andre Pereira De Carvalho - Professor do Departamento de Administração da Produção e de Operações (POI) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) e pesquisador do Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces).
  • Annelise Vendramini - É mestra e doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Benjamin Rosenthal - Graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) em 1994, mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2007 e doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP
  • Carlos Eduardo Lourenço - Doutor em Administração de Empresas – Departamento de Mercadologia – pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) em 2016. Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) em 1995 e mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2005.
  • Claudia Emiko Yoshinaga - Professora doutora na Fundação Getulio Vargas e professora pesquisadora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).
  • Cláudio Luís Carvalho Larieira - Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), mestre em Engenharia de Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT-SP) e bacharel em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
  • Cristiane Biazzin - Pós-doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) em 2017; doutora e mestra em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), em 2015 e 2009, respectivamente; e graduada em Administração pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) em 1995.
  • Edgard Elie Roger Barki - Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).
  • Edilene Santana Santos - Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1994. Mestra e doutora em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), em 2000 e 2004, respectivamente.
  • Eduardo De Rezende Francisco - Doutor e mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), em 2010 e 2006, respectivamente. Graduado em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade de São Paulo (USP) em 1999.
  • Fernando Burgos P. Dos Santos - Graduado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). Mestre e doutor em Administração Pública e Governo pela mesma instituição.
  • Fernando Lopes Alberto - Diretor executivo de Negócios B2B do Grupo Fleury, área que compreende a Medicina Diagnóstica em hospitais clientes e para laboratórios parceiros.
  • Fernando Meirelles - É doutor em Administração pela FGV EAESP. Participou de vários programas de pós-graduação na Harvard Business School, no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na University of Texas at Austin.
  • Gilberto Sarfati - Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1994, mestre em Relações Internacionais pela Hebrew University of Jerusalem em 1998 e doutor em Ciência Política – Relações Internacionais – pela Universidade de São Paulo (USP) em 2006. Pós-doutor em Estratégia Empresarial pela FGV em 2009.
  • Gonzalo Vecina Neto - Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e mestre em Administração, concentração em Saúde, pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).
  • Gustavo Andrey De Almeida Lopes Fernandes - Professor assistente do Departamento de Gestão Pública da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP).
  • Hsia Hua Sheng - Doutor e mestre em Administração de Empresas, com concentração em Finanças, pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) e bacharel em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
  • Jorge Juan Soto Delgado - Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), especialista em Processos Petroquímicos pela Sogesta/Univesidade de Bologna, mestre em Engenharia Química pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Programa de Engenharia Química, MBA pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Planejamento Ambiental pelo COPPE/UFRJ no Programa de Planejamento Energético.
  • José Luiz Carlos Kugler - Mestre em Administração pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Administração pela University of Pittsburgh.
  • Juracy Gomes Parente - Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), MBA pela Cornell University e Ph.D. – doutorado em Administração de Empresas – pela University of London.
  • Laura Maria Cesar Schiesari - Doutora em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), mestra em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, especialista em Administração Hospitalar e Administração de Serviços de Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP, pediatra com residência na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
  • Lauro Emilio Gonzalez Farias - Pós-doutor na Université Paris-Dauphine em 2012. Doutor em Economia pela Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) em 2007.
  • Leandro Angotti Guissoni - Doutor e mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa sanduíche da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na Darden School of Business (EUA). Formação complementar em Administração pela University of California (EUA). Graduado em Ciências Contábeis pela Uni­versidade de São Paulo (USP).
  • Luciana Harumi Hashiba - Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1989, MBA em Gestão de Negócios pelo Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa (Ibmec) em 2000. Mestra em 2008 e doutora em 2013 em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP)
  • Luciana Marques Vieira - Ph.D. em Economia pela University of Reading, Reino Unido em 2004. Atuou como pesquisadora visitante na Brown University e UTPA (EUA) e fez pós-doutorado no Institute of Development Studies (Reino Unido) em 2012-2013.
  • Luis Henrique Rigato Vasconcellos - Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 2010, mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) em 2002 e graduado em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) em 1995.
  • Luiz Carlos Di Serio - Mestre na Marquette University (Milwaukee, USA) e de doutor em Engenharia da Produção na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). Estudou o impacto da inovação na competitividade no pós-doutorado obtido na FGV EAESP em 2007.
  • Marcelo Marinho Aidar - Graduado em Administração de Empresas com opção em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) em 1986, mestre em Administração de Empresas pela FGV EAESP em 1992 e doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP em 2002.
  • Marcelo Scarcelli - Graduado em Administração de Empresas e mestre em Economia de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).
  • Mario Prestes Monzoni Neto - Doutor em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). Mestre em Administração de Política Econômica pela School of International and Public Affairs (Sipa), da Columbia University, Nova York, EUA. Mestre em Finanças Públicas pela FGV EAESP. Bacharel em Administração de Empresas pela FGV EAESP. Especializado em Sustentabilidade e Economia do Meio Ambiente.
  • Marta De Campos Maia - Administradora de empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e doutora pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).
  • Mauricio Gerbaudo Morgado - Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) em 1988, mestre em Administração pela USP em 1998 e doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) em 2003.
  • Otavio Próspero Sanchez - Professor of Information Systems and Quantitative Methods at Ph.D. & Master Courses of Fundação Getulio Vargas FGV EAESP and Visiting Scholar at the University of Arizona.           
  • Priscila Laczynski De Souza Miguel - Graduada em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1995. Mestra e doutora em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).
  • Rafael Felipe Schiozer - Tem bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), em 1999; mestrado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2002; e doutorado em Administração de Empre­sas – Finanças – pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) em 2006. Fez doutorado sanduíche em Finanças na Universi­ty of Washington em 2005 e pós-doutorado na University of Illinois em Ur­bana-Champaign em 2009.
  • Ricardo Lopes Cardoso - Mestre em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Finanças (FAF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Samy Dana - Graduado em Economia, mestre em Economia e doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). Ph.D. in Business Administration pelo IE Business School.
  • Victor Eduardo Da Motta - Graduação em Economia e Matemática pela King University, mestrado em Economia Aplicada e doutorado em Administração, com concentração em Finanças e Microeconomia Aplicada e minor em Estatística, pela Pennsylvania State University.
  • Walter Cintra Ferreira Júnior - Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) em 1985, mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) em 2004 e doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP em 2011.
Disciplinas

Obrigatórias Comuns

Negociação e Comunicação

Liderança e Change Management

Gestão da Competitividade e Inovação

Metodologia de Problemas Científicos

 

Gestão da Saúde

Disciplinas obrigatórias específicas

Legislação, Regulação e Judicialização em Saúde

Economia da Saúde

Discussão de Projeto I, II e III

Disciplinas Eletivas Específicas

Big Data e Saúde da População

Novos Modelos de Organização em Saúde

Sistemas Comparados de Saúde: Estado, Sociedade e Políticas de Saúde

Gestão em Saúde Suplementar

Empreendedorismo em Saúde

Redes e Valor em Saúde

Sistemas Comparados de Saúde: Diferentes Realidades, Diferentes Modelos, Diferentes Resultados

Novos Modelos de Negócio na Saúde

Qualidade e Segurança em Saúde

Logística Aplicada à Saúde

Indicadores de Saúde

Finanças Aplicadas à Gestão em Saúde

Governança em Saúde

Qualidade e Experiência do Paciente

Gestão de Supply Chain

Disciplinas obrigatórias específicas

Alinhamento Estratégico em Cadeias

Coordenação e Colaboração em Cadeias

Inteligência em Supply Chain

Gestão de Desempenho em Supply Chain

Arquitetura de Processos End-to-End

Gestão de Relacionamentos Intra e Interorganizacionais

Agentes de Transformação em Cadeias

Compartilhamento de Conhecimento

Inovação Disruptiva em Cadeias

Disciplinas Eletivas Específicas

Gestão de Cadeias Globais

Gestão de Projetos

Logística Aplicada à Saúde

Gestão de Riscos

Infraestrutura Logística

Logística em Varejo

Gestão Sustentável da Cadeia de Suprimentos

Varejo

Disciplinas Específicas

Analytics e Métodos Estatísticos

Desafios e Tendências de Mercado

Pensamento e Planejamento Estratégico

Big Data

Logística e Supply Chain

Métricas Financeiras e Pricing

Varejo On-line e Multicanal

Desenvolvimento de Produtos e Coleções

Comunicação, Novas Mídias e Redes Sociais

Experiência de Compra e Shopper

Otimização de Processos, Melhoria Contínua

Sustentabilidade

Disciplinas Específicas

Formação Integrada (Parte I, II, III)

Virada das Nações Unidas

Desenvolvimento Sustentável: Agenda e Governança

Sustentabilidade na Estratégia Empresarial

Mudanças Climáticas: Regulação e Gestão Empresarial

Gerindo Cadeias de Valor: Estratégias e Ferramentas para uma Gestão Empresarial Sustentável

Anticorrupção e Compliance

Sustentabilidade em Campo

Desenvolvimento Local: Cidades e Territórios

Inclusão Financeira, Tecnologia e Desenvolvimento

Cultura de Consumo

Análise Econômica e Financeira da Sustentabilidade e Serviços Ecossistêmicos

Finanças e Controladoria

Disciplinas Obrigatórias Específicas

Business Performance Management

Estratégia Financeira

Desafio competitivo: Apresentação, seleção e solução de problemas reais

Global Financial Reporting

Tax Strategy

Finanças Internacionais

Finanças Integradas em Marketing e Vendas

Integrando Finanças e Supply Chain Management

Analytics for Financial Data

Disciplinas Eletivas

Audit e Assurance

Excellence in Family Business

 Inovação e Cocriação

Tecnologia da Informação

Disciplinas Obrigatórias Específicas

Dimensão do Uso de Tecnologia de Informação

Tecnologia de Informação, Estratégia e Competitividade

Uso de Tecnologia de Informação nas Empresas

Processos, Sistemas, Aplicativos e Social Business

Modelo de Negócios na Era Digital

Big Data, Analytics e Data Science

Valor de Tecnologia de Informação

Disciplinas Eletivas

Inovação em Tecnologia de Informação Aplicadas ao Negócio: Internet das Coisas

Administração e Estratégia de Tecnologia de Informação

Gerenciamento de Projetos de Transformação Digital

Contato

admissionsoffice@fgv.br

(11) 3799-3488