Administração de Empresas

Apresentação

Para quem é o curso?

Graduados em Administração, Ciências Sociais, Turismo, Contabilidade, Economia, Engenharia e áreas afins que desejam atuar com pesquisa e docência ou assumir cargos de alta responsabilidade na Administração de Empresas. Os candidatos preferencialmente devem ter experiência em pesquisa, desempenho excelente em sua formação prévia, projeto alinhado aos interesses da Linha de Pesquisa. Há possibilidade efetiva de inserção em atividades de ensino e pesquisa da FGV.

O que esperar?

Você irá se desenvolver a partir de metodologias que têm como principal objetivo formar pesquisadores, docentes e profissionais capacitados a realizar pesquisa de ponta com impacto para a sociedade e o campo científico.

O que você irá alcançar?

Competência para participar de grupos de pesquisa nacionais e internacionais em temas da área de Administração relevantes para o campo científico e a sociedade como um todo e integrar programas de Pós-graduação como docente.

Os programas do Doutorado em Administração de Empresas são estruturados em 6 linhas de pesquisa coordenadas por professores que compartilham interesses comuns e desenvolvem atividades conjuntas de pesquisa, publicações e ensino com seus alunos.

O aluno desenvolve sua tese relacionada a uma das linhas de pesquisa, devendo escolhê-la na inscrição para o processo seletivo e utilizá-la como base principal de conhecimento no desenvolvimento de seu trabalho.

Conheça as linhas de pesquisa:

Administração, Análise e Tecnologia da Informação (AATI)

A linha AATI desenvolve pesquisas relacionadas à gestão e impacto da disseminação e uso de tecnologias e sistemas de informação pelas organizações, na sociedade e pelos indivíduos. A linha também desenvolve pesquisas sobre sistemas complexos e modelos de análise de decisões. Os professores da linha AATI são envolvidos com pesquisas no âmbito local, nacional e internacional, o que tem contribuido para a construção da identidade da área de conhecimento a partir de abordagens teóricas e aplicações práticas relacionadas às atividades de investigação.

Estratégia Empresarial (EE)

A linha de pesquisa em Estratégia Empresarial tem contribuido para o avanço do conhecimento científico em Estratégia no Brasil. Suas pesquisas abordam os seguintes eixos: Desempenho e Desenvolvimento Organizacional, Internacionalização de Empresas, Inovação e Empreendedorismo e Non Market strategies. As questões gerais que a linha busca responder se relacionam a: Estratégia e Análise Organizacional, Internacionalização de Empresas e Empreendedorismo e Inovação.

Estratégias de Marketing (EM)

A linha de Estratégia de Marketing tem como foco temas relacionados com a estratégia de marketing das empresas, tais como marcas, comportamento do consumidor, varejo, baixa renda, consumo, relacionamentos entre empresas, desempenho mercadológico e mídias sociais. As pesquisas são conduzidas no nível da empresa, do consumidor ou grupo de empresas. Múltiplas técnicas têm sido aplicadas nas pesquisas conduzidas pela linha.

Estudos Organizacionais (EO)

O campo de Estudos Organizacionais cresceu e se consolidou substancialmente nas últimas cinco décadas, compreendendo hoje uma expressiva variedade de temas, correntes epistemológicas, metodologias e abordagens. Na FGV EAESP, o grupo de Estudos Organizacionais foi formado a partir da orientação e das contribuições clássicas de Fernando Claudio Prestes Motta, Ramon Garcia e Mauricio Tragtenberg. Tais contribuições caracterizavam-se por uma visão reflexiva e crítica sobre as organizações e sobre a sua dinâmica. Em sua configuração atual, a Linha de Pesquisa de Estudos Organizacionais tem como objetivo realizar estudos que deem continuidade a esta tradição e alimentem-se dos mais recentes avanços teóricos no campo no Brasil e no mundo.

Gestão de Operações e Sustentabilidade (GOS)

A linha de pesquisa de Gestão de Operações e Sustentabilidade tem como tema central o papel da gestão de operações para o desempenho e competitividade. Os temas tradicionais de gestão de operações como estratégia de operações, logística, gestão da cadeia de suprimentos, gestão de serviços, qualidade, processos fazem parte dos interesses de pesquisa de seus pesquisadores. Além disso, temas mais amplos são abordados como: desenvolvimento sustentável e seu impacto no meio ambiente; clusters industriais; estratégias de sustentabilidade; e, inovação.

Finanças (FIN)

A Linha de Pesquisa em Finanças da FGV/EAESP já formou mais de 300 pesquisadores (entre Mestres e Doutores), os quais têm ocupado funções de destaque na academia, no governo e na indústria. Durante o curso, os alunos da Linha invariavelmente realizam estágios em conceituadas instituições no exterior, entre elas: University of Cambridge, University of California, University of Texas, University of Colorado, University of Lancaster, University of New York, University of Illinois, Instituto de Empresa (IE) de Madrid, University of Georgia, e Stanford University. A Linha de Finanças conta com um leque de professores cujas especialidades cobrem todo o espectro de Finanças: finanças corporativas (incluindo finanças internacionais e governança corporativa), investimentos e precificação de ativos, finanças comportamentais, banking, regulação e estabilidade financeira. Destaca-se ainda a priorização do impacto social, bem como o potencial de contribuição para inovação, da produção científica da Linha de Finanças da FGV/EAESP.

Duração: 4 anos

Frequência e Horários: Com exceção da linha de pesquisa Competitividade em Gestão, que tem calendário próprio, as disciplinas obrigatórias e eletivas são bimestrais com aulas em um dia da semana (entre segunda e sexta), geralmente das 9h às 12h50 ou 15h às 18h50. Os alunos podem escolher disciplinas que desejam cursar em cada semestre, de acordo com as orientações do Programa e suas necessidades*. Os seminários de pesquisa têm 5 encontros no semestre, com duração de 3h50 cada. (*) A escolha das disciplinas a serem cursadas a cada semestre deve ser feita em comum acordo com o líder da LP a que estiver vinculado e/ou respectivo orientador.

Título concedido: Doutor(a) em Administração de Empresas

Área: Administração, Contabilidade e Turismo

Por que fazer Doutorado em Administração de Empresas na FGV EAESP

NOTA MÁXIMA DA CAPES

Doutorado em Administração de Empresas recebeu nota máxima da Capes. O curso forma profissionais qualificados com reflexão crítica e estimula a produção de conhecimento relevante para a realidade brasileira.

ASSISTENTE DE ENSINO (T.A.)

Os alunos de Doutorado têm a possibilidade de obtenção de bolsa TA que permitirá participar de atividades de ensino e pesquisa nos cursos da FGV EAESP.

BOLSAS DE ESTUDO

A FGV EAESP busca constantemente atender à demanda por bolsas de estudo de seus alunos de Pós-Graduação, contando com cotas da Capes e do CNPq, além de recursos internos financiados pela coordenação dos programas de Pós-Graduação.

Perfil dos Alunos:
•    Média de 40 anos de idade
•    Experiência media professional de 5 a 10 anos
•    96% pós-graduados (mestrado)
•    98% brasileiros

Processo Seletivo

Data da inscrição: 01/08/2019 - 11/10/2019

Taxa de inscrição: R$ 155,00 (Cento e cinquenta e cinco reais) pagamentos realizados entre 01/08/2019 e 06/09/2019 até as 18h (horário de Brasília); ou
R$ 180,00 (Cento e oitenta reais) pagamentos realizados após as 18h de 06/09/2019 até 11/10/2019.

Forma de pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito

ACESSE AQUI o edital.

Candidatos cadastram-se no site e enviam os documentos solicitados, que serão analisados por banca examinadora composta por professores das diversas linhas de pesquisa. Entre a documentação exigida, será solicitado um projeto de pesquisa alinhado aos interesses da Linha de Pesquisa para a qual o candidato pretende se inscrever. Para o processo seletivo de 2019, os candidatos deverão apresentar, além de documentação específica, o resultado de um dos Testes: ANPAD ou GMAT (somente os candidatos portadores do título de Mestre que tenham feito a primeira opção pela LP CG estão dispensados de apresentar o teste ANPAD/GMAT).

ENTREVISTA PESSOAL: Candidatos aprovados na 1ª fase serão entrevistados por banca examinadora composta por professores da respectiva linha de pesquisa.

MATRÍCULA: Candidatos aprovados na 2ª fase participam da Recepção de Calouros e recebem orientações para matrícula, efetivada no dia seguinte por agendamento individual.

Valores

À exceção da linha de pesquisa Competitividade em Gestão (não há oferta de bolsa para esta LP), todos os alunos regularmente matriculados no Doutorado em Administração de Empresas e aprovados no processo seletivo regular do Programa para ingresso em 2018 têm a garantia de bolsa de estudos modalidade taxa, ou seja, isenção das mensalidades. A manutenção da bolsa depende do atendimento a todos os requisitos e prazos exigidos no programa.

Corpo Docente

Administração, Análise e Tecnologia da Informação (AATI)
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais

  • Prof. Fernando de Souza Meirelles (líder)
  • Prof. Alberto Luiz Albertin
  • Prof. Eduardo Henrique Diniz
  • Profa. Maria Alexandra Viegas Cortez da Cunha
  • Profa. Marlei Pozzebon
  • Prof. Otávio Prospero Sanchez

Professor Colaborador:

  • Prof. Phokion Sotirios Georgiou

Estratégia Empresarial (EE)
Membros do Núcleo de Docentes Permanentes Atuais

  • Prof. Paulo Roberto Arvate (líder)
  • Profa. Maria Tereza Leme Fleury
  • Prof. Rodrigo Bandeira de Mello
  • Prof. Jorge Manoel Teixeira Carneiro