Administração Pública e Governo

Sobre o Curso

O Mestrado Acadêmico em Administração Pública e Governo conta com 3 linhas de pesquisa. Cada linha é conduzida por uma equipe de professores com interesses comuns, que desenvolvem atividades de análise com os alunos para que realizem sua dissertação ou tese.

Governo e Sociedade Civil em Contexto Subnacional (GSCCS)

Pesquisas relacionadas a Políticas públicas e Esfera pública. O ciclo das políticas públicas destaca-se em suas múltiplas dimensões: arenas, atores, ideias, argumentações, práticas, ideologias, governos, relação entre Estado/Sociedade e organizações da sociedade.

Política e Economia do Setor Público (PESP)

O objetivo da linha de Política e Economia do Setor Público (PESP), assim como o da FGV como um todo, é contribuir para o desenvolvimento democrático do país através do conhecimento produzido pelas suas pesquisas. Embora o foco seja sempre o Brasil, dialogamos com o conhecimento produzido no exterior, pois reconhecemos na comparação com as experiências de outros países uma via útil para a compreensão dos problemas nacionais.  Ao longo dos últimos anos, a linha de pesquisa de PESP tem sido procurada por alunos de ciência política, economia e administração, cujo sucesso pode ser aferido pelas teses e publicações.

A questão principal de pesquisa é a relação entre a política e a economia na compreensão das restrições e potencialidades das políticas públicas. Em outras palavras, nossas pesquisas visam aferir a influência exercida pelas instituições (num sentido amplo) sobre as decisões de políticas públicas. Mais especificamente, o trabalho se estrutura nas seguintes linhas de pesquisa: Instituições Políticas, Finanças Públicas, Economia Urbana e Transportes, economia da saúde, educação e meio ambiente.

Transformações do Estado e Políticas Públicas (TEPP)

Realiza análises sobre os processos de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas nos vários níveis de governo.  Pesquisa o papel do Estado nos processos de desenvolvimento e suas transformações, como reformas na administração pública e inovações na gestão de serviços públicos.

Público-Alvo

Pesquisadores, docentes e profissionais em transição de carreira que buscam aprimorar a formação científica e atuação ligada à gestão pública e as interações entre Estado e sociedade.

Mais Informações

Para informações completas, acesse o site da FGV EAESP.